quarta-feira, setembro 29, 2010

Mulher Spielberg, onde andas?

É  tão consensual quanto factual que as mulheres ficam em desvantagem em comparação com os homens quando nos damos ao trabalho de nomear realizadores. Onde é que elas estão afinal?  Mas por que raio são poucas as mulheres a realizar filmes? 

Não sei se já pensaram sobre o assunto. Quase de certeza que sim. Não vou aprofundar muito este tema porque todo ele poderia despoletar uma investigação académica e não me desafio a isso. No entanto, será que esta questão está relacionada com as mulheres serem pouco inventivas? Pelo menos é o que a história nos parece dizer. E será que o são? 

Quando falamos em descobertas vêm à baila nomes como Thomas Edison, irmãos Lumière, Méliès, entre muitos outros mas... e mulheres? Onde andavam elas? Por exemplo a mulher de Einstein foi relevante para o percurso do cientista, a mulher de Stephen King é a sua primeira crítica e Saramago confiou a sua obra a Pilar del Rio. Mas, como demonstram estes exemplos, vivem muitas vezes na sombra. Claro que existem justificações históricas que poderão explicar os preconceitos que, fruto da mentalidade de várias épocas e das suas leis vigentes, acabaram por gerar opressão. Consequentemente, podemos afirmar que as mulheres sentiam vergonha para desempenharem certo tipo de profissões, chamemos-lhe assim. Talvez fosse desaforo assumir certo papel, podendo mesmo acabar em encarceramento. A história revela ainda que algumas mulheres corajosas que não podiam ser actrizes, no tempo de Shakespeare,  disfarçaram-se de homens para poderem representar. 


Começaram por aparecer nas grandes telas, agora frequentemente ficam responsáveis pela parte da produção ou tratam da montagem. Leni Riefenstahl, referindo-me apenas ao seu trabalho e não à sua conotação política condenável, foi das primeiras cineastas a sobressaírem, quando escavamos a história do cinema. Realizou o documentário propagandista "Triumph des Willens" - "O Triunfo da Vontade", encomendado pelo III Reich. Isto leva-nos a questionar como foi possível um homem, que liderava uma Alemanha ansiosa por imperar e conquistar territórios pela força de homens, pedir a uma mulher para realizar um documentário? Sob o ponto de vista contemporâneo Tarantino, por exemplo, escolhe Sally Menk para montar os seus filmes e transforma-a numa Uma Thurman da montagem. Menk editou "Pulp Fiction," "Inglourious Basterds",  "Jackie Brown", "Death Proof" e "4 Quartos", juntamente com Margaret Goodspeed, Elena Maganini e Robert Rodriguez. O realizador extrovertido afirmou que as mulheres têm uma sensibilidade mais apurada que os homens para os pormenores da montagem. A verdade é que as mulheres estão cada vez mais destemidas. Vão ocupando, aos soluços, os grandes estúdios. Chantal Akerman, Mira Nair, Teresa Villaverde, Marjane Satrapi, Sofia Coppola, Julie Bertuccelli, Andrea Arnold, Solveig Nordlung e por aí adiante. Parece que o cenário está a mudar lentamente, mas está. O caminho parece ser difícil até porque se metem mais no formato documental e cinema de autor do que no chamado cinema comercial. Onde estará a mulher Spielberg? Também é necessária!

quinta-feira, setembro 23, 2010

Os detalhes da vida

"The general principles of any study you may learn by books at home; but the detail, the colour, the tone, the air, the life which makes it live in us, you must catch all these from those in whom it lives already." escrevia John Henry Newman. 

terça-feira, setembro 21, 2010

Pain of Salvation tocam no Hard Club em Outubro

Este seria o título perfeito para muitos dos fãs nacionais da banda sueca. Como, mais uma vez, a tourné dos Pain of Salvation não passa por Portugal alguns fãs criaram um grupo no Facebook, denominado Promotoras de Portugal: tragam os Pain of Salvation ao HARD CLUB @Porto, com o seguinte apelo:

"Queridos progheads:

A pedido de algumas famílias, resolvi criar este grupo com o objectivo de fazer com que o nosso desejo se faça ouvir:
TRAZER OS PAIN OF SALVATION A PORTUGAL!

Road Salt One já está à venda e a banda anunciou uma digressão europeia a partir de Outubro, em conjunto com os Beardfish.

Com o Hard Club no Porto ressuscitado, parece-me o sítio mais que ideal para que tal concerto se realize em terras lusas!! 

Espalhem esta notícia pelos vossos amigos e conhecidos apreciadores do género, precisamos pelo menos de 500 membros para que este 'grito' não seja abafado.

thanks,
prog on! \m/"

Robots com vida própria

segunda-feira, setembro 20, 2010

Viaja com Flower Travellin

Ontem numa viagem de carro pus um som que já não ouvia há muito e afinal que saudades tinha de um dos melhores álbuns de 70. Pode-se dizer que Satori é o cálice sagrado dos Flower Travellin.  

sábado, setembro 18, 2010

quarta-feira, setembro 15, 2010

Expresso

Dia 28 deste mês sai, oficialmente, o "Solve et Coagula" dos The Secret. Já se encontra para pré-encomenda. 


Recomendado pelo Roadburn os Cloaca, banda oriunda de Inglaterra, fazem um som sludge/pós metal emocional pesadamante atmosférico. Sugiro que os ouçam. 




Se tiverem numa de queimar um pouco as vistas nas navegações on-line, espreitem o que estes dois geeks têm a dizer sobre o mais recente álbum dos Harvey Milk. 


Vejam a publicidade que Jack White faz, e para lançar o Blue Blood Blues de Dead Weather, ao novo formato em vinil desenhado pelo músico, o triple decker record que está limitado a apenas 300 cópias. 


Está patente, até Janeiro 2011, a exposição "The Brazil Series", nunca antes vista, com 40 obras de Bob Dylan no Statens Museum for Kunst, na Dinamarca. Numa das suas viagens ao Brasil o músico de intervenção sentiu-se inspirado e decidiu revisitar o país através de imagens que a música não consegue exprimir. O músico afirmou: "If I could have expressed the same in a song, I would have written a song instead." 

segunda-feira, setembro 13, 2010

Hoje onde vamos?


P. - "Mais logo apanhamos o metro, saímos em São Bento e descemos até à Ribeira."
A. - "Vamos de carro e é difícil estacionar, mas de certeza que encontramos um lugarzinho..."
S. - "O Jorge disse que o encontro é no cubo, depois seguimos para lá."

Vamos todos para o Mercedes porque é pecado perder PART CHIMP.


sábado, setembro 11, 2010

Bom fim-de-semana...

... porque não com música portuguesa dos mais variadíssimos géneros?

















Chegada de Sabrosa - Douro Film Harvest

- "El Secreto de sus Ojos" mereceu o oscar de melhor filme estrangeiro, 5*
- Ver o compositor da banda sonora "Diários de Motocicleta", Gustavo Santaolalla, foi engraçado. O Carlos do Carmo participou numa música com o Gustavo mas não se sentou à mesa para jantar com ele, serão assim tão amigos como afirmou no palco?
- Vimos a Rosa Mota. 

quinta-feira, setembro 09, 2010

Não gosta de champagne e prefere a Thora Birch à Scarlett Johanson. Quem será?

Eis o seguinte, deu-nos a panca. Mais não dizemos porque há muito para ler.


Qual é o teu champagne preferido?
Eu não gosto de champagne, é a bebida que mais detesto.


Gostas mais de dormir ou tocar?
Os dois.


Scarlett Johanson ou Thora Birch?
Thora Birch na altura em que ela calçava umas boas biqueiras de aço.


Twin Peaks ou Lost?
Twin Peaks


Só podias ajudar um. Salvavas o Devin Townsend ou a Anneke se os dois estivessem a cair de um precipício.
Se a Anneke me pedisse muito ainda pensava duas vezes se não o Devin Townsend sob a força do Ziltoid.


Qual é o país que mais gostarias de tocar fora de Portugal e porquê?
Coreia do Norte. Dizem que há lá um dragão perdido a sobrevoar o império do Kim Jong-il.


O Rasputin não queria morrer ou já estava morto nos vários acidentes que teve?
Não queria morrer. Ainda lhe restavam uns cartuchos para matar.


Gostas mais do Paranoid ou do Abigail?
Os dois são muito bons.


Bill Steer ou Dimebag Darrell?
Dimebag.


A Bíblia ou o Corão?
Dependendo das virgens que me esperam, já que cá em baixo não há nenhuma. Agora a sério, a Bíblia.


Respondido por: Karoll (Shadow)

quarta-feira, setembro 08, 2010

Nem sei que vos diga...

Weezer – Hurley (2010)

... a não ser para nem lhe tocarem. Já tentei ouvi-lo mas não consegui passar da segunda música. Mas a capa resulta!

Vincent Gallo, o gajo controverso

Se a apresentação em Veneza do "Promises Written in the Water" foi polémica então eu quero ver o filme. 1300 lugares foram todos ocupados pelos curiosos e entendidos do Cinema. No princípio os risos até se ouviam e no final Vincent Gallo ficou entregue à solidão da sala. Quero ver o que este self-made-men andou a engendrar. O filme a preto e branco, com um toque experimentalista, foi mal recebido pela parte do público.


Vejam também o Tarantino a descer as escadas do auditório um quanto desajeitado mas engraçado.

terça-feira, setembro 07, 2010

Recomendações musicais do Rock rola Barcelos e Acordes de Quinta no Indiefrente

Daqui a pouco pelas 22h, nesta emissão do Indiefrente vão passar as recomendações musicais do Rock rola em Barcelos e as nossas. Se estiverem curiosos visitem indiefrente.net e carreguem em emissão online. Nós deste lado vamos estar com os ouvidos ligados. 

Studio Report Crushing Sun

O nosso amigo Pedro Agra, já lá vai uns meses, realizou o studio report da gravação do mais recente trabalho dos Vila-condenses Crushing Sun. TAO é para ser ouvido por toda a gente. Tomem.







vimeo.com/noscenevisuals

Insurgentes está pronto



Neste excerto Steven Wilson insurge-se contra a "charada" dos reality shows que empurram pessoas que aspiram a ser famosas para uma realidade fabricada. Insurgentes já pode ser pré-encomendado e no dia 27 é a data do seu lançamento.

insurgentesfilm.com

segunda-feira, setembro 06, 2010

Nova de Kylesa em streaming


"Tired Climb", do próximo "Spiral Swadow", está em streaming no myspace oficial dos Kylesa. O quinto trabalho dos norte-americanos sai no dia 26 de Outubro pela Season of Mist.

domingo, setembro 05, 2010

Crowbar adiantam duas músicas do próximo álbum

Ainda a gravarem o álbum que será lançado no início de 2011, os Crowbar não se conseguiram conter e já testaram dois dos temas ao vivo.

Em Junho, em New Orleans, terra natal dos pé de cabra, escolheram entregar o presente aos conterrâneos que compareceram no House of Blues.

Concerto completo em tyronehood.tv




Concerto completo em tyronehood.tv

Nader Sadek chama lendas do death/black para novo projecto

Nader Sadek, um dos responsáveis pelo conceito visual de bandas como Mayhem ou Sunn O))), convidou, nada mais nada menos do que, Steve Tucker (ex-Morbid Angel), Rune Erickson (ex-Mayhem) e Flo Mounier (Cryptopsy) para a sua nova aventura audiovisual.

A ser lançado em Janeiro do próximo ano, "Nader Sadek: In The Flesh", acaba por ser, segundo o artista, a tradução do seu imaginário visual para uma atmosfera auditiva, que automaticamente remeterá para a idealização de imagens.

No álbum, que terá distribuição mundial, participarão ainda, Attila Csihar (Mayhem, Sunn O)))), Tony Norman (Terrorizer, Monstrosity), Travis Ryan (Cattle Decapitation), Mike Lerner (Behold... The Arctopus) e Destructhor (Morbid Angel, Zyklon, Myrkskog).

Entretanto, Sadek já avançou o primeiro de muitos vídeos, de sua autoria, que acompanharão o novo trabalho.

"Nigredo In Necromance":


www.nadersadek.com

A rodar no mp3

Cephalic Carnage  - Misled By Certainty (2010)

Abraxas Of Filth:


Dew-Scented – Invocation (2010)

The Invocation:


Malevolent Creation – Invidious Dominion (2010)
United Hate:

Mazagão





Mazagão é um documentário realizado por Ricardo Leite com produção da Bando à Parte.
O documentário filmado em Marrocos e na Amazónia apresenta realidades diferentes de duas terras com o mesmo nome, Mazagão. O filme sai em Novembro deste ano. 

Sinopse:
"Este é um filme microcósmico sobre uma cidade-fortaleza portuguesa, fundada em 1514 na costa de Marrocos, que foi mais tarde deportada para a Amazónia brasileira em 1769. São quinhentos anos de história tricontinental de duas Mazagão, a que fica e a que atravessa o Atlântico, por elas se entrecruzam povos, religiões e culturas diferentes, portugueses, marroquinos e brasileiros, muçulmanos, cristãos e judeus, negros, brancos e índios. Actualmente na hoje chamada Cité Portugaise, em El Jadida, Marrocos, encontramos uma fantástica fortaleza património mundial da Unesco, que pulsa de vida, plena de histórias para contar. Na Mazagão brasileira, no meio da selva amazónica, encontramos a fabulosa Festa de São Tiago, que se realiza anualmente e que celebra até aos dias de hoje o confronto entre cavaleiros cristãos e mouros. Este é um testemunho singular e intacto de uma épica história que nos faz viajar por diversas realidades, desde o século XIV até aos nossos dias e nos faz repensar o mundo e sua violenta e mágica transformação."

Álbum da semana: Malevolent Creation – Invidious Dominion

Devin Townsend e o álbum fantasma que aí vem

O mestre canadiano tinha prometido uma série de quatro álbuns seguidos sob o epíteto The Devin Townsend Project  e não parará de trabalhar até os completar. Dois já saíram, o surpreendente "KI" e, o muito bem conseguido techno-azeiteiro, "Addicted". Faltam agora o álbum pesado, "Deconstruction", e o melódico "Ghost".

Ainda que "Ghost" tenha sido anunciado como sendo o quarto da série, Townsend já revelou alguns momentos das gravações em estúdio, mesmo antes de adiantar qualquer sample de "Deconstruction". Contudo, ao que parece, optará por lançá-los simultaneamente na Primavera de 2011.   

Nos antípodas do gémeo falso, "Ghost" será, segundo o compositor, o seu álbum "mais melodioso e bonito". A ver vamos. No entanto, depois de ouvir e ver o vídeo, eu acredito no que diz.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Petra

Petra cheira a pedras e as pedras cheiram a história. Há pedras que são esculpidas pelas mãos do Homem e outras que se deixaram esculpir pela divindade. São todas diferentes: tamanhos, texturas, formas desiguais como as pessoas. Deixaram-me estas imagens que agora me levam ao sonho que alguém já teve com a saga Indiana Jones. Hoje perguntam-me para onde queria viajar. Eu respondo que quero viajar o mundo, de uma ponta à outra. Não me interessa para onde. 










Imagens de Normando Fontoura