quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Fantasporto 2010

Pedimos a todos desculpa pela falta de actualização do blogue mas por nos encontrarmos a fazer a cobertura do Fantasporto não temos muito mais tempo para o actualizar. Mesmo assim vamos tentar reservar algum tempo para dar a conhecer alguns dos acontecimentos desta edição do Fantasporto. 

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

a cortina dos Laibach

Nem sempre sabemos muito bem o que existe por detrás de uma banda. À medida que vamos descobrindo e adquirindo mais pormenores sobre a mesma sabemos que todas as bandas não se formam unicamente para criar música, actuar e vender álbuns. As bandas que pretendem fugir deste processo, inconsciente ou conscientemente, têm associadas outras convicções e "invenções" e não têm medo de desconstruir a fórmula correcta para demonstrarem sob várias formas o que sentem. Nem sempre quando formam uma banda sabem tocar um instrumento, temos o caso dos Sex Pistols, dos Ramones, dos Sonic Youth.  


Podem gostar deles ou não, mas a verdade é que já andam aqui há 3 décadas, contudo não poderá ser o factor tempo que os torna mestres ou mais poderosos de qualquer outra banda. Os Laibach marcam diferença porque a crítica e os temas, sempre instituídos de génese política, fazem parte dos Laibach. A primeira actuação foi censurada e nunca tiveram medo de serem subversivos. Esta banda eslovena parte da ideia de totalitarismo, no entanto todos têm a mesma voz num grupo, e manifesta, destemidamente, as suas ideologias sempre caracterizadas pela era pós industrial e pós guerra fria. 

Os Laibach estiveram no festival The Influenciers e podem visualizar 10 vídeos para perceberem a importância desta banda fora da indústria musical.  

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Músicos disputam palcos de rua no Porto

"Vai ser assim como um palco em ritmo acelerado e variado. A partir de hoje e até ao final da tarde de sábado, a Estação de S. Bento, no Porto, vai receber os 180 músicos que se inscreveram nos castings da iniciativa Música na Rua. Dependendo da hora a que lá passar, pode ouvir rock, jazz, fado ou pop à procura de um lugar entre os vencedores que, a partir de 1 de Março, terão à sua disposição três novos palcos na cidade: as estações de metro da Casa da Música, Trindade e Bolhão... "

Blood Into Wine

Falámos há algum tempo sobre o documentário que aborda o interesse de Maynard James Keenan pela vinicultura e produção de vinho no Arizona e agora temos a oportunidade para visionar um trailer mais completo. O documentário "Blood Into Wine" vai ser apresentado no festival de cinema Noise Pop. 

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

talentos invisíveis: por vezes uma ideia simples é eficaz


Numa das minhas visitas ao vimeo deparei-me com isto: "Kid-Sam - We're mostly made of water", realizado por Sherwin Akbarzadeh, vídeo que me prendeu o tempo todo, admito que tenho uma predilecção por planos sequenciais.
Acabei por concluir que um vídeo clipe faz toda a diferença quando tem uma história capaz de mexer com as sensações/emoções, também tem mais valor quando nos é familiar.
Entretanto fui procurar mais trabalhos deste realizador que vive na Austrália e confirmo que descobri um talento: investiguem.

Perdoem as letras a roxo mas não é possível personalizar o player, essa opção foi bloqueada pelo autor.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Ufommamut já terminaram gravações

"Eve" sai em Maio, editado pela Supernatural Cat label, propriedade dos italianos.
A quinta longa duração foi gravada nos estúdios Locomotore, em Roma, por Lorenzo Stecconi, que já tinha trabalhado com o grupo em "Idolum". O álbum composto por apenas uma faixa de 45 minutos é, de acordo com a banda, uma homenagem à "primeira mulher a habitar a Terra, Eva, e à sua revolta contra o seu criador por ter entregue o conhecimento ao homem".

sábado, fevereiro 13, 2010

Diabo na Cruz

Siga para Guimarães porque hoje à noite há Diabo na Cruz no Centro Cultural de Vila Flor às 22h. 

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Anos 90

Vendo os vídeo clipes a uma certa distância podemos dizer que o tempo por vezes pode ser o inimigo de qualquer análise crítica que fazemos em determinado momento. O que é certo é que estes vídeos ficaram-me na cabeça até hoje pelo que acredito estarem registados na videoteca dos "music videos" para exemplo de muitos outros realizadores que pretendem seguir o mesmo exemplo, isto é, conseguir fixá-los na prateleira dos trabalhos intemporais.

Assim sendo os anos 90 influenciaram tanta gente e de tanta maneira que é impossível ignorar o que esta década trouxe de melhor, a música é sem dúvida uma delas e os vídeos de música começaram a distanciar-se do convencional chroma key, assumindo uma abordagem mais criativa. 

Exemplo disso é o vídeo "Heart Shaped Box" realizado pelo holandês Anton Corbijn, anteriormente ia ser realizado por Kevin Kerslake que já realizou vídeos de Sonic Youth, etc. O vídeo "Heart Shaped Box" tem imagens muito fortes: desde um homem de pele e osso pregado numa cruz a uma criança com um  fato dos Ku Klux Klan. 

Heart Shaped Box, Anton Corbijn.

Outro grande exemplo é o vídeo "No Rain" dos Blind Melon. Existe uma certa analogia entre este teledisco e o filme "Little Miss Sunshine".

Rotting Christ - "Aelo"
















Há bandas cuja longevidade coloca-as num posto que acaba por ser sustentado pelos trabalhos do passado. O novo álbum dos Rotting Christ prova que os gregos ao fim de 23 anos de carreira não alinham nessa direcção. Arrisco a dizer que "Aelo" é a sua obra-prima. Sim, é ousado afirmar categoricamente algo do género de uma banda com os anos de formação que têm, no entanto este à vontade é suportado pela mestria dos onze temas, que conseguem captar toda a essência da banda e vincar de forma mais notória as suas origens.

Para quem ainda tem dúvidas talvez ajude saber que este álbum conta com a participação de Magus, vocalista dos Necromantia, Alan A. Nemtheanga, vocalista dos Primordial e da  greco-americana Diamanda Galas que canta na versão do tema de sua autoria "Orders From The Dead", do álbum "Defixiones, Will and Testament".

"Eon Aenaos":

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

vídeo clipes

Outra das bandas que também podemos considerar intensa quando falamos de uma estética que lhes é própria são os Sigur Rós. Tive a felicidade de vê-los no CCB em 2001 e já antes quando lançaram o Ágaetis Byrjun, apesar do seu fantástico conteúdo, só o artwork (feto) mexia nas profundezas de qualquer um. Aproveito mais uma vez para fazer referência ao dvd Heima, uma clara abordagem do sentido mais puro daquilo que os Sigur Rós nos oferecem quando os ouvimos convertido em imagens. Este vídeo svefn-g-englar é o exemplo mais significativo dessa pureza e é impossível não retê-lo para sempre na nossa memória.






dia não nacional dos vídeo clipes

Na semana passada demos um cheirinho ao publicarmos alguns vídeos experimentais, que por sinal deixou-nos com vontade para publicarmos mais e mais vídeos. Assim entendemos que fazia todo o sentido, durante esta semana, darmos um certo relevo aos vídeo clipes e reforçarmos que existem verdadeiros artistas que não gostam de separar as duas paixões, a da música e a da imagem.

Toda a imagética de Fever Ray tem um certo grau de profissionalismo, criatividade imbuída de simplicidade e eficácia. Porque no que respeita às regras da imagem a cor está lá, a composição também e a estética realça a excelência da montagem e da filmagem. Se repararem tanto o vídeo clipe "Seven" e o "When I Grow Up" são filmados sempre no mesmo local, não existem imagens de outros lugares. Ou seja a simplicidade de não andar à volta de outros lugares para "embelezar" o vídeo não é necessária para ser eficaz e ao mesmo tempo criativo. "When I Grow Up" é o meu preferido pela própria narrativa em si, por mais que o corpo esteja descontrolado, prestes a cair na água, ele encontra forma para resistir e não cair dentro de uma piscina, de água fria talvez. 


quarta-feira, fevereiro 10, 2010

O ritual de Lichens




Ontem tivemos a oportunidade de viver mais um momento memorável com o concerto de Lichens, nome  que Robert Lowe escolheu para as suas actuações a solo.

Depois do concerto que durou cerca de 30 minutos, Robert saiu da sala meio fora de si como que o seu corpo estivesse, a cada passo que dava, a firmar-se de volta à realidade e a desligar-se de um estado transcendental. Aos que lá estiveram seria estranho ficarem indiferentes a tanta sensação exposta e manterem-se imunes ao contágio sonorizado, misturado pelos efeitos tão bem controlados, gravados em camadas na loop station. No final do concerto iam-se soltando frases da boa gente que lá estava: "...só faltava ter sido numa catedral", "...só faltavam bancos de igreja", "...parecia a certo ponto que o som estava a sugar-me", "...quero falar com ele". 

Uma amiga nossa aproximou-se de Robert e perguntou-lhe o porquê da escolha do título do seu primeiro trabalho, "The Psychic Nature of Being" em vez de "The spiritual Nature of Being". Robert foi meio apanhado de surpresa, mas explicou que antes de alcançar a espiritualidade do ser é necessário interiorizarmos a nossa "natureza" psíquica, para assim conseguirmos evoluir e alcançar o nível da espiritualidade - nesse sentido estamos aptos para partilhar com o "outro" essa nossa natureza. Não descartou a interpretação de que a música que faz é bastante espiritual e não ignora a actuação que molda o ambiente cerimonial. Sublinhou que estávamos só a falar do seu primeiro trabalho e que ainda havia muitos outros títulos a dar. 

Robert prometeu que voltaria a Portugal num futuro próximo. 

Olhem só o que poderá sair para o mercado

Um notebook com folhas que permite escrever, desenhar, rasurar e o que der para fazer.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

quem será?

Amanhã está confirmado o concerto dos Lichens no plano b a partir das 22h,mas a Amplificasom divulgou no blog oficial que há uma banda surpresa a abrir. As nossas suspeitas caem nos OM. Será?

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Os Slamo estão de volta



Se nunca ouviram falar dos Slamo deviam renegar o vosso instinto melomaníaco. Eles andaram muito por aí no início da década. A primeira vez que os vimos foi no termómetro unplugged de 1999 onde saíram vencedores e nunca mais os tirámos de vista. O vocalista,Tóbel, marcava presença pelos seus movimentos à la arte marcial e pela voz  agressivamente agridoce. 

A música que mais lhes deu projecção, do único álbum editado, foi a versão que apresentaram no termómetro, "Message in a bottle" dos Police,  mas todo o álbum foi consumido por muito boa gente e músicas como "Cubic Summer" e "Between 2 Seconds" fizeram história no meio underground


Depois do interregno, voltam com a música "Awakened". Já tínhamos saudades e ficamos à espera de mais. 

Para David Lynch onde há palco há música

Este homem, de cabelo sempre muito bem penteado, deixa qualquer um agarrado pelas boas ou más avaliações/predisposições aos seus filmes. Ultimamente tem dado lugar à mulher e tornado-a protagonista de qualquer desfecho, se é que podemos considerar que existem desfechos nas histórias de David Lynch.

Por falar em histórias, sabemos que Lynch não se dedica unicamente à realização, tem também um relacionamento de unha e carne com a música: colaborações com Julee Cruise, Danger Mouse (Brian Joseph Burton), etc. Agora meteu-se com a afegã Ariana Delawari e realizou o promocional do álbum "Lion Of Panshir" (da artista folk) cujo resultado deu numa espécie de "no hay banda, Il n´y a pas de orchestra". Lynch nunca se esquece que para estas coisas tem que ser sempre em cima de um palco com fundo vermelho. 

Festival Vagos Open Air

A Prime Artists lança mais três confirmações para esta próxima segunda edição do festival Vagos Open Air: Amorphis, Ensiferum e Ghost Brigade. Vamos aguardar mais confirmações deste cartaz que tem vindo a convencer o público do heavy metal a cada confirmação divulgada. O Vagos Open Air acontece nos dias 6 e 7 de Agosto. 

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Chris Cunningham

Chegámos à conclusão que seria mais produtivo estendermos a publicação de um dia dos vídeos experimentais e alargarmos para uma semana, são tantos os vídeos interessantes que seria impossível confinarmo-nos a um só dia.

Chris Cunningham é conhecido por criar vídeos para inúmeras bandas. No entanto, apesar de serem catagolados por vídeo clipes Chris Cunningham adiciona sempre uma grande dose de experimentalismo aos seus trabalhos. 

O vídeo que mais culminou a atenção das pessoas foi o famoso "Rubber Johnny".

Realizado por Chris Cunningham e música de Aphex twin.

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

cinema experimental

Para dar continuidade ao que foi apresentado ontem, eis um dos filmes que todos os apreciadores de cinema experimental devem ter em conta: "The Man with a Movie Camera". Realizado pelo russo Dziga Vertov e editado pela sua mulher Elizaveta Svilova, "The Man with a Movie Camera" é um marco da história do cinema e talvez o filme que deu entrada ao cinema experimental. Explora as técnicas do movimento acelerado e desacelerado, imagens divididas, congelamento de frames, etc. 

The Man with the movie Camera - Dziga Vertov

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Weightless by Erika Janunger

Na minha opinião este é dos vídeos experimentais mais criativos que alguma vez vi, um desafio que destaca a gravidade e a composição dos planos. 

Realização e música de Erika Janunger

dia não nacional dos vídeos experimentais

Hoje vamos dedicar o dia a publicar vídeos experimentais, os que achamos mais interessantes dos que conhecemos. Não existe um motivo que o explique, ocorreu-nos apenas porque somos verdadeiros admiradores desta categoria do cinema. 

"A beleza que eu vivo está no som de um violino, o lirismo no ar dobra, desenhando grandes sandálias. A beleza que quero é onde tudo termina, que começa no inverso, onde o ser humano desaparece e o divino dança poderosamente." - Isabella Santacroce

Beretta M92F


vídeo de Isabella Santacroce, música de Ashram "Maria and the violin's string"

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Sonic Youth em Abril nos Coliseus

Os Sonic Youth tocam em Portugal nos dias 22 e 23 de Abril, nos coliseus de Lisboa e do Porto, respectivamente. Recorde-s que o álbum "The Eternal" foi considerado, pelo acordes de quinta, um dos melhores de 2009.

Um dos mais belos temas de sempre na sua short version:

Discos Perdidos: Cosmos Factory - An Old Castle of Transylvania (1973)



Explorar o género rock progressivo é uma tarefa inesgotável e interminável. Durante os anos setenta em vários pontos geográficos distintos nasceram uma quantidade infindável de núcleos de bandas, que iam incorporando algumas características locais, ao mesmo tempo que absorviam um pouco de cada um desses aglomerados.